OUTUBRO ROSA

Ola pessoas... estamos chegando ao fim do mês de outubro, mais conhecido como Outubro Rosa!!! Me lembro que motivada pela campanha a um ano atrás, estava em um clinica fazendo meu primeiro exame de ultrassonografia da mama para investigar um nódulo descoberto recentemente. No inicio desse blog contei como foi que descobri o câncer. Neste post, gostaria de falar sobre o OUTUBRO ROSA! Muitos lugares tem apoiado essa causa, estão fazendo desse mês um mês cheio de glamour e o verdadeiro sentido, que é a conscientização esta sendo descartada.
COMO SURGIU O MOVIMENTO? O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações.Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Eu aprendi a me cuidar e me amar... descobri o câncer fazendo o auto exame. Tenho 30 anos hoje e nunca pensei que isso fosse acontecer comigo, na maioria das vezes achamos que isso só acontece com pessoas de mais idades. Sempre estamos ocupados demais para nos cuidar e ver os alertas que nosso corpo esta dando. Achamos que ir ao medico é coisas de gente mais idosa, nunca é cedo demais para se cuidar. O câncer de mama não vê idade, e tem atingido mulheres cada vez mais jovens e na maioria das vezes o câncer esta em um estagio agressivo demais onde o tratamento se torna menos eficaz. A mamografia é um dos exames que ajudam no diagnósticos de tumores, porém não é aconselhável fazer em mulheres com menos de 50 anos, expor tal mulher a esse tipo de exame é arriscado e a colocamos em exposição a radiações que podem fazer mal a saude. Porém existe exames mais adequados para cada dia idade, no meu caso, descobri um nódulo fazendo auto exame e logo procurei minha medica que deu credito e passou uma ultrassonografia da mama, que detectou algo errado. Faça o auto exame!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em casa! Cuidados com o Dreno

Apresentação

O Dia da Cirurgia: Quadranctomia!